sexta-feira, 15 de março de 2013

Notícias de desCOFINAr

Exmos Srs.,

hoje, duas das vossas publicações, o Record e o Correio da Manhã, apresentam notícias sobre alterações no comando técnico de alguns clubes da Liga Zon Sagres. Nada de anormal. Estranha é, a incoerência das duas publicações. Se o Correio da Manhã afiança que Pinto da Costa já fez uma proposta a Jorge Jesus, mas que a Betty Grafstein do futebol nacional deve permanecer no Benfica, e que, como tal, o Futebol Clube do Porto deve falhar o seu objectivo, o Record admite a preferência de Luís Filipe Vieira por Rui Vitória, que, por uma conjugação altamente improvável dos astros, que nem a vossa nova colaboradora Maya seria capaz de prever, é o treinador do adversário do Benfica nesta jornada do campeonato.

Para além dos dois jornais, sob a mesma alçada, publicarem conteúdos tão díspares, o momento em que os publicam indicia que há interesses escondidos por detrás destas notícias. Não bastasse a gritante bajulação efectuada pelo Record ao Benfica, com realce para a semana que agora finda, em que Jesus foi equiparado a um professor universitário catedrático, com meia-dúzia de doutoramentos, e o Benfica é apontado como candidato a vencer a Liga Europa, apenas por ter eliminado o poderosíssimo 9º classificado do campeonato francês, os dois títulos da Cofina lançam, no mesmo dia, notícias que podem, claramente, desestabilizar quer o adversário do Benfica nesta jornada, o Vitória de Guimarães, quer o único rival na luta pelo campeonato nacional, o Futebol Clube do Porto.

Neste momento, perdeu-se totalmente a vergonha. Neste momento, tudo vale para ajudar o Benfica a alcançar os seus objectivos. O código deontológico do jornalismo não passa de um pelo encravado na causa maior que é levar o Benfica ao título de campeão.

Com os melhores cumprimentos,
João Ferreira