segunda-feira, 11 de março de 2013

A (inconveniente) Verdade Desportiva

Exmos Senhores,

ontem à noite, no programa Tempo Extra da Sic Notícias, Rui Santos desperdiçou mais de metade do dito espaço televisivo, a elogiar o treinador do Benfica, Jorge Jesus. Rui Santos elevou Jesus a um nível de semi-Deus, exacerbando as suas virtudes e repetindo incessantemente as inúmeras debilidades do plantel benfiquista e a forma brilhante como Jesus o tem gerido. Faltou apenas um elogio à aplicação de botox que Jesus efectuou na sua cara. Concedo, contudo, que após uma vitória por 5-0, tal abjecta bajulação num canal dito imparcial me seria quase indiferente, dada a normalidade com que ocorre, não fosse a conhecida apetência de Rui Santos para a polémica, o escândalo e a suspeita, e os factos que levaram a que o Benfica vencesse tranquilamente por 5-0.

Num jogo em que o guarda-redes do Gil Vicente oferece os dois primeiros golos ao Benfica com dois monumentais galos de Barcelos, que fazem a águia Vitória parecer um periquito, e que levaram à sua substituição ao intervalo, Rui Santos, sempre pronto a encontrar podres em quase todo o lado, ignorou. Esqueceu-se também de mencionar que no plantel do Gil Vicente há dois atletas ex-Benfica que se transferiram sem custos para o clube de Barcelos, Luís Martins a título definitivo e Hugo Vieira, por empréstimo e que Luís Martins foi incapaz de abordar um lance convenientemente. Todavia, Rui Santos, sempre tão afoito em arranjar polémicas, fez tábua rasa disto tudo e preocupou-se apenas em enaltecer as qualidades de Jorge Jesus e a força do Benfica. Pior ainda, teve a desfaçatez de, posteriormente, criticar os empréstimos a clubes do mesmo escalão, por Wilson Eduardo ter marcado ao Sporting. Aí já é criticável. No caso de Hugo Vieira não.

Porque não terá Rui Santos referido estas situações? Não quis? Teve ordens para não o fazer? Com que moral pode Rui Santos pedir que lhe enviem e-mails sobre atropelos à verdade desportiva e nem sequer referir estas situações? Mais, onde anda o Rui Santos que afirmou claramente que houve atletas do Leixões a facilitar a vida ao Porto num jogo, propositadamente, que levou a que os atletas Beto, Hugo Morais e Laranjeiro avançassem com uma queixa crime contra ele, por difamação?

Parece que, às vezes, a verdade desportiva é bastante inconveniente...

Com os melhores cumprimentos,
João Ferreira