quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Boa noite,

estava eu comodamente instalado no meu sofá, a ouvir a emissão da TVI24, após o jogo que opôs o Futebol Clube do Porto e o Vitória Futebol Clube, quando o jornalista de serviço diz: "Passando ao jogo mais importante do dia, o Benfica-Académica", o que me causou imensa surpresa.

Ora, a surpresa foi causada por não encontrar motivos que justificassem tal distinção. Vejamos, nenhum dos clubes em acção hoje estava, a priori, qualificado para a fase seguinte da competição. Pelo menos três dos jogos de hoje eram disputados entre equipas com reais possibilidades de apuramento. Não há nenhum critério que faça com que o jogo de hoje entre o Benfica e a Académica seja mais importante do que os jogos do Porto e do Braga. Aliás, no jogo do Porto participou o campeão nacional em título, que é também a equipa mais laureada de sempre da história do futebol português, mesmo que os rivais incluam taças latinas, da amizade e cheias de cerveja no seu pecúlio. Como se não bastasse, durante o jogo do Porto, os jornalistas de serviço também se preocuparam mais com o jogo do Benfica e com a sua publicidade do que com o jogo que estavam a narrar e a comentar, ou a tentar fazê-lo, para ser mais preciso. Ainda assim, desta vez não falaram do trânsito na VCI. Já se nota a evolução. Qualquer dia até acertam no nome dos jogadores.

Só encontro duas explicações para o sucedido: ou o jornalista estava a falar na óptica do Benfica, e aí compreende-se a importância vital deste jogo, dado que é o único título que o clube consegue conquistar com regularidade desde que eu existo, ou a TVI resolveu juntar-se ao crescente lote de órgão de comunicação social que presta vassalagem ao Benfica. E se foi este o caso, creio que deveríamos chamar a Luís Filipe Vieira, o Berlusconi português. A TVI desrespeitou o Porto, o Vitória de Setúbal, o Beira-Mar e o Braga. Diria até que a TVI tinha escarrado violentamente na cara dos adeptos destes clubes, mas como por um lado isso tem sido um comportamento elogiado em certos comunicados do clube do vosso ex-patrão e, provavelmente, do actual, e como a TVI teve a (in)decência de ignorar outras escarradelas famosas da nossa praça, prefiro calar-me, para não correr o risco de interpretarem a minha opinião como um elogio à vossa postura. A TVI deu prioridade ao Benfica. A TVI considera o Benfica mais importante que os demais clubes. A TVI tem programas de desporto quase exclusivamente com comentadores benfiquistas. A TVI presta vassalagem ao Benfica.

Mas eu, como sou boa pessoa, deixo-vos uma sugestão: façam um programa sobre o Benfica na Liga dos Campeões. O canal TVI Ficção parece-me adequado.

Cumprimentos,