segunda-feira, 7 de março de 2011

Exmos. Srs.

Serve este e-mail para dar conta do meu desagrado perante a manchete de hoje no Jornal ABola.

Antes de mais, nada tenho contra que o vosso jornal, ou qualquer outro órgão de comunicação social privado, se declare pró ou contra determinado clube, força política, ou laboratório fabricante de comprimidos para a azia. Sendo privados, só lê, compra, vê, ouve, quem quer. Gostava apenas que o admitissem, mas mais vale esperar sentado.

No entanto, não tolero quando essa parcialidade se transforma numa cegueira abjecta, sem outras intenções que não sejam a lavagem cerebral de massas e a tentativa de justificar o injustificável, inventando fantasmas, perseguições e afins para mascarar os verdadeiros culpados de determinada situação.

Como já disse, pouco me interessa se o vosso jornal apoia o Benfica, o Porto ou o Recreativo de Huelva. É-me indiferente se fazem capas especiais só porque o Benfica ganhou no Dragão, ou se fazem uma manchete com Jorge Jesus, "ignorando" um inesquecível 5-0. Confesso até que essa capa me deu muito prazer e me deixou com um sorriso nos lábios. Mas o que se passou hoje, vai muito além da chamada "clubite". O título "Xistra decidiu o que já estava decidido" é vergonhoso, repugnante, rasteiro. Em bom português é, até, foleiro. A um jornal pede-se decência, decoro e que informe. Não se pedem invenções. Mas se dúvidas existissem quanto ao sentido deste título, uma caixa na manchete diz: "F. C. Porto não precisava de ajuda para ganhar o título com mérito". Mas a que propósito é que o Porto é chamado? Ou melhor, com que intenções é que o nome do Porto é usado desta maneira vil? Claro que é sempre bom saber que o Porto será campeão com mérito. Já que não o tivemos quando trucidamos o vosso clube, em Novembro, merece destaque ver que afinal sempre merecemos alguma coisa. Se os senhores acreditam mesmo nisso do mérito do Porto ou se foi o desespero a falar mais alto, é que já não sei.
Voltando à já falada pouco gloriosa manchete, interrogo-me o porquê do título já estar decidido. Não foi o vosso jornal que nos tem presenteado com memoráveis manchetes sobre o Benfica, tipo "À Campeão!", ou anunciando que o Benfica ainda está na corrida pelo título? O que é que mudou num fim-de-semana, para antes do jogo de Braga o título ter passado de "em aberto" para "resolvido"? É que das duas uma, ou os senhores andaram a mentir aos vossos leitores semanas a fio, ou estão a tentar enganar uns quantos inocentes, atirando as culpas das derrotas do vosso clube para os árbitros.

Muito sinceramente, o que se passou hoje foi mau, muito mau. Espero muito sinceramente que não se torne a repetir. Ficamos todos a ganhar com isso. Haja um pingo de vergonha.

Com os melhores cumprimentos,


PS: Porque não fazer uma capa a dizer: "Roberto decidiu o que já estava decidido"? Era capaz de fazer mais algum sentido, digo eu.