segunda-feira, 12 de julho de 2010

Exmo. Sr Provedor do Telespectador

Foi com alguma estranheza que constatei a (quase) inexistência de acompanhamento por parte da RTP ao estágio que o Futebol Clube do Porto está a realizar em Marienfeld, Alemanha, quando comparada com a importância dada aos seus maiores rivais, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal.

Considero que esta diferenciação entre os três grandes do nosso futebol, discriminadora, e lesiva dos interesses do Futebol Clube do Porto, que perde a oportunidade de se mostrar ao país e de dar retorno aos seus patrocinadores, através da publicidade estática, e nos equipamentos. Qual é o critério seguido pela RTP no acompanhamento dos clubes nacionais? Não me parece que seja pelos títulos conquistados, uma vez que que o Benfica tem dois campeonatos conquistados em 16 anos e o Sporting outros dois em 25 anos, quando o Futebol Clube do Porto tem quatro, apenas nos últimos cinco anos. Também não creio que seja a classificação geral a ditar o acompanhamento, uma vez que o 2º e 3º classificados do último campeonato foram preteridos em detrimento do 4º classificado da última Liga Sagres. Também não me parece que o Sporting tenha mais adeptos do que o Futebol Clube do Porto e espero, muito sinceramente, que isto não seja o concretizar de uma política centralizadora por parte da RTP, ignorando tudo o que passa em Portugal à excepção de Lisboa, política esta, que, diga-se, tem sido perpetrada pelos sucessivos Governos do nosso país, "donos" da RTP, e que visa vetar ao "provincianismo" grande parte de Portugal. Por fim, espero que a RTP não esteja a embarcar no tradicional folclore lisboeta do "este ano vamos ganhar tudo e somos os maiores", do "temos a melhor equipa dos últimos anos" e do "daqui a três anos vamos ser os melhores do Mundo".

Assim sendo, não vejo qualquer razão para esta diferenciação entre os clubes. É necessário não esquecer que a RTP é pública, paga, por igual, com o dinheiro dos contribuintes, independentemente da sua proveniência, residência ou cor clubística.

Até compreenderia que a RTP não acompanhasse nenhum dos estágios. Portugal vive uma situação difícil, a RTP idem, e ter uma equipa a acompanhar em permanência uma equipa de futebol durante uma semana é custoso, ainda para mais depois da, diga-se, excelente cobertura do Mundial de futebol. Apesar de tudo, há coisas bem mais importantes do que um estágio de uma equipa de futebol. O que eu não consigo conceber é que se discrimine o clube português mais prestigiado no estrangeiro, com duas Ligas dos Campeões, uma Taça UEFA, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia, o clube mais ganhador dos últimos anos no futebol português, o clube que mais jogadores cedeu à selecção nacional neste Mundial, para se dar relevo a dois clubes que pouco ou nada têm feito nos últimos tempos.

Assim, envio esta mensagem como forma de protesto por este comportamento que considero inaceitável por parte do canal público de televisão de Portugal. Espero, sinceramente, que esta situação tenha sido um erro e que não se torne a repetir.

Com os melhores cumprimentos,